domingo, 2 de dezembro de 2007

1967

Quase tudo que acontece no rock hoje é, em boa parte, influenciado pelos discos que foram lançados neste ano mítico.
O Sonic Youth e o rock alternativo em geral, é descendente direto da mistura entre melodia e ruído, pop e experimentalismo, que o Velvet Underground fez em seu primeiro disco, “Velvet Underground & Nico”. Este disco estava anos-luz à frente do disco que os Beatles lançaram neste mesmo ano, “Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band”. Equanto os Beatles estavam na onda da psicodelia colorida, do lsd, do esoterismo e de gurus indianos, o Velvet Underground estava na onda da heroína, do niilismo, do experimentalismo áspero.
No mesmo ano, o Jimi Hendrix também lançou seu primeiro disco, “Are You Experienced?”, que continha vários de seus clássicos, e foi um dos discos mais revolucionários no que diz respeito ao uso da guitarra no rock.
Também em 1967, o The Doors lançou seu primeiro disco, auto-intitulado “The Doors”, que contém dois de seus maiores hits, “Break On Through” e “Light My Fire”, além da barra-pesadíssima “The End”, com sonoridade oriental e com letra edipiana, em que ele fala que quer matar o pai e foder a mãe (se isso soa chocante hoje, imagine a 40 anos atrás).
Como se não bastasse, também é o ano do lançamento do primeiro disco do Pink Floyd, ainda com o Syd Barrett. Não sou tão fanático pela fase do Syd Barrett, como a maioria dos indies e críticos, gosto mais da estrutura de músicas da fase do Roger Waters, músicas mais longas e lentas, mas esse disco do Pink Floyd tem “Interestellar Overdrive”, uma obra-prima da psicodelia, que possivelmente deu origem a quase todo rock progressivo, e por conseqüência ao pós-rock, com 9 minutos de pura viagem, é só instrumental, é guitarra, baixo, bateria e órgão, mas tocados de uma forma que soa atual até hoje.
E, uma outra especulação é que os anos com finais 7 tenham alguma coisa especial, pois 10 anos após, em 1977, foi o ano em que surgiu o punk-rock. Em 1987 eu não sei de nada tão revolucionário, inclusive eu passo longe de quase tudo que se relacione aos anos 80. Em 1997, o Radiohead criou um dos discos considerados como dos mais revolucionários no rock em muito tempo, o “Ok Computer”. Agora em 2007 o mesmo Radiohead inovou, possibilitando que seus fãs baixem o disco pela internet, pagando o que quiserem pelo disco, desde zer libras até 500 (ou mais).

Nenhum comentário: