quinta-feira, 29 de março de 2007

Comida coreana - macarrão com sashimi de raia (pimenta pouca é bobagem)

Já tinha provado comida coreana outras vezes. Diferente do que muitos podem pensar ela é muito diferente e não tem quase nada a ver com a japonesa ou chinesa, nem tampouco com a tailandesa ou indiana. Um dos pratos mais típicos coreanos é um tal de "churrasco adocicado". Pode parecer estranho, mas para mim, o resultado foi bom. Entre os acompanhamentos para tal churrasco tem alguns extremamente picantes, como uma acelga ou algo do tipoo, e alguns de aparência que pode parecer repulsiva para alguns, como um que são vários peixes minúsculos, de uns 2 cms, com olho, cabeça e tudo.
Mas até então, a comida coreana não tinha me chamado tanto a atenção assim, era apenas mais uma comida exótica, até eu comer esse prato: "macarrão coreano com sashimi de raia apimentado", no restaurante Mr. Robata, perto da Av. Paulista, aqui em São Paulo. Antes de vir o prato, vem os mesmos acompanhamentos do churrasco, inclusive os tais pequenos peixinhos. E então, vem o macarrão; me surpreendo com o fato do garçon também ter trazido uma tesoura, pergunto para que é, ele diz que é pra cortar o macarrão; realmente não dá pra comer sem a tesoura. O prato é servido frio; o macarrão é aquele típico macarrão oriental transparente, só que ele vem temperado com shoyu e algumas outras coisas; provei e achei apimentado. Mas não era praticamente nada comparado com o sashimi de raia. Tinha uma dose realmente violenta de pimenta, não sei se exagero, mas acho que umas dez vezes mais que o macarrão, e me deu a impressão da carne da arraia ser áspera. Foi uma combinação exótica, selvagem, inesquecível; e a comida coreana passou a ser das minhas preferidas.

2 comentários:

Elaine Pauvolid disse...

oi, marcelo!!!
para mim a comida coreana é um boa aventura. não é para todo dia. é preciso um preparo posterior e anterior! o que mais gostei foram os churrasquinhos doces...
beijos

scanzani disse...

oi, Elaine!
legal que você gostou! realmente a comida coreana é uma aventura, uma das comidas mais exóticas e radicais que existem.
um dia você ainda precisa provar o sashimi de raia que tem em outro restaurante ;)
beijos
Marcelo